Mais um ano se despedindo e, aqui na Cajueira, só podemos dizer: que ano maravilhoso! O que nos deixa super orgulhosas é ver nossa rede de cajuzinhos – tanto os mais maduros no pé quanto os que brotaram – crescendo e se fortalecendo a cada edição.
Para encerrar 2024 com chave de ouro, preparamos uma retrospectiva especial com os momentos mais marcantes do ano. Se perdeu algo ou só quer relembrar, agora é a hora! E, ó, não vai embora antes de dar uma olhadinha nas nossas Castanhas que tem muita coisa boa, viu?
Muito obrigada a você que contribui com nosso trabalho. Vamos fazer uma breve pausa nas newsletters e retomamos em 2025. Boas festas!
Estamos preparando muitas novidades para o próximo ano, por isso precisamos ainda mais do seu apoio para manter nosso trabalho na campanha Plantio ou em doações pelo pix cajueira.ne@gmail.com.
Cajueira na LatAm Journalism Reviews
A carreira internacional chegou com tudo por aqui! Logo no início do ano, nossas cofundadoras, Mariama Correia e Nayara Felizardo, deram uma entrevista para a LatAm Journalism Review. A conversa abrangeu todos os projetos que lançamos desde 2020 e trouxe destacou aquilo que é nossa grande missão: a descentralização do jornalismo no Brasil.
Cultura popular na série Tamborim
Valorizar nosso lugar começa com reconhecer quem somos e onde pertencemos. Por isso, em março, lançamos a primeira temporada da série Tamborim, dedicada a exaltar nossa identidade por meio dos nossos grupos culturais. Foram nove publicações exclusivas no Instagram, com histórias, curiosidades, vídeos de apresentações e detalhes sobre as indumentárias, porque cada elemento conta uma história. Tudo isso com a voz de quem faz acontecer: mestres e mestras dos grupos de cultura popular.
Cajueira marcou presença nos eventos de jornalismo
Se tem algo que marcou o ano de 2024 foram os abraços e o carinho das pessoas que acompanham nosso trabalho. Este ano, batemos perna e participamos de grandes eventos do jornalismo. Em junho, encaramos o calor carioca para o Festival 3i. Nossas co-fundadoras, Mariama Correia e Nayara Felizardo, apresentaram o case da Rede Cajueira – o site que reúne tudo o que produzimos nesses últimos quatro anos. Foi incrível!
No mês seguinte, marcamos presença em seis mesas do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, o maior evento de jornalistas do país. E, para tornar tudo ainda mais especial, a homenageada da edição foi uma das nossas inspirações: a pernambucana Fabiana Moraes. Foi tão marcante que conseguimos um registro raríssimo com quatro integrantes juntinhas.
Acompanhamos as eleições no Nordeste
Aqui na Cajueira você recebe notícias que muitas vezes não são destacadas pelos grandes jornais, que se concentram no sudeste. Sabemos como é importante esse olhar descentralizado e, por isso, dedicamos três edições para analisar as eleições nos nove estados da região, com uma curadoria afiada. E, depois do resultado, trouxemos mais análises e pitacos.
Oficina sobre IA o *desinformante
Antes do bafafá eleitoral, já estávamos atentos a um tema urgente: as fake news, agora potencializadas pelo avanço da inteligência artificial. Deepfakes, textos e imagens manipuladas tornaram a desinformação ainda mais perigosa. Por isso, em parceria com o *desinformante, realizamos a oficina “Eleições no Nordeste: 3 coisas que você precisa saber sobre Inteligência Artificial”, que foi um sucesso! Se você não conseguiu participar, não se preocupe: postamos cortes bem bacanas no Instagram.
Entrevistas
Adoramos uma boa conversa e esse ano tivemos trocas incríveis com nordestines que admiramos e que estão fazendo história em diferentes áreas.
Do lado da literatura, entrevistamos a poeta pernambucana apaixonada por cabritinhos, Adelaide Ivánova, autora de Asma, eleito Melhor Livro de Poesia de 2024 pela Revista QuatroCincoUm. Falamos também com Cristhiano Aguiar, autor do livro de contos “Gótico Nordestino”, sobre sua infância no Nordeste, suas inspirações trevosas e como tudo isso se reflete nas suas obras.
Mais recentemente, batemos um papo com o jornalista Cássio Zirpoli sobre o destaque do futebol nordestino, que está quebrando recordes no Brasileirão e promete muito em 2025. Pode ir preparando a torcida!
Sertão do Futuro
Em 2024, nasceu o nosso xodó: o podcast Sertão do Futuro, disponível em todas as plataformas de streaming! A produção foi realizada graças ao edital “Bolsa de reportagem, mentoria e jornalismo de soluções: a primeira infância como pauta prioritária”, uma iniciativa da Ajor e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
Em três episódios curtos, leves e informativos, ouvimos crianças e educadores do Semiárido compartilhando suas vivências. A série explora as potencialidades da educação contextualizada, que conecta o aprendizado à realidade local, seja na escola, nas brincadeiras, no cuidado com os animais, nas plantas ou em casa.
Castanhas
A escritora Adelaide Ivánova anunciou, este mês, seu projeto de resgate de memória do escritor nordestino Permínio Asfora. Do Piauí, ele foi o primeiro brasileiro de origem palestina a publicar um romance, e foi autor da primeira novela com um protagonista palestino, no Brasil.
A artista Yarubedzé lançou a sua primeira música, “Jurema de Lança na Boka da Mata”. A canção fala da vivência da indígena Kariri-Otxukayone-Tupinambá trazendo elementos da Jurema Sagrada, culto que tem suas raízes nas práticas indígenas do Nordeste.
Enquanto o clipe de Vira Lata, nova música de João Gomes com participação da Pabllo Vittar não é lançado, fiquem com essa imagem que é absolute cinema. E ouçam a cantiga!
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.