Olá, tudo joia?
Essa é a 80º edição da nossa newsletter 🎉🥳
Um cheiro grande pra você que sempre está aqui com a gente e que compartilha nossos conteúdos. Queremos continuar trazendo nossos cajus fresquinhos por aqui e o seu apoio faz toda a diferença. Se puder, contribua assinando nossa campanha Plantio no apoia.se/cajueira, com valores a partir de R$ 5 mensais, e/ou enviando um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com.
A gente é cheia de invenção, você já sabe. E com a proximidade das eleições municipais, estamos de olho no período de definição de candidaturas, nas campanhas e nas fake news.
Pensando nisso, nos unimos ao *desinformante para criar uma oficina online e totalmente gratuita: “Eleições no Nordeste: 3 coisas que você precisa saber sobre Inteligência Artificial”. Será no dia 6 de agosto, das 19h às 20h30, voltada para jornalistas e comunicadores do Nordeste.
A procura oficina foi tão grande que a primeira turma já lotou. Mas não se preocupe se você ficou de fora dessa vez, temos planos para abrir uma nova turma em breve. Cadastre-se na nossa lista de espera e fique de olho lá no nosso Instagram.
Gostasse?
Pois bora pra curadoria dessa 80º edição.
Sirva-se!
A luta dos povos indígenas por seus territórios
Os povos Gueguês e Akroá-Gamella enfrentam a prefeitura de Uruçuí (PI) e o agronegócio para retomar suas terras no Vão Seco. Expulsos por fazendeiros e políticos no passado, eles lutam para preservar suas culturas e o bioma Cerrado, enfrentando hostilidades e ataques racistas.
Em Itaipava do Grajaú (MA), indígenas enfrentam sérias violações de direitos, como falta de atendimento médico, segurança e educação. Em 2024, já foram registradas quatro mortes devido à falta de assistência médica.
Ainda no Maranhão, o cacique da aldeia Maçaranduba está sendo investigado por um suposto crime ao defender os direitos de sua comunidade.
Após séculos de violência e apagamento, a comunidade indígena Fulkaxó conseguiu recuperar parte de suas terras. Eles são a segunda comunidade em Sergipe a alcançar essa vitória, seguindo os Xokó.
Braskem
A Prefeitura de Maceió recebeu R$ 1,2 bilhão da Braskem como indenização, mas esse dinheiro nunca chegou ao FAM, o fundo criado para ajudar as vítimas do desastre ambiental. A gestão atual é criticada pela falta de transparência e apoio às cerca de 60 mil vítimas, que continuam buscando justiça. O fotolivro “Expulsão” ilustra esse desastre com fotos intimistas.
Novo veículo para acompanhar
Fazer jornalismo em defesa das comunidades da bacia hidrográfica do rio Beberibe, nas periferias do Recife e de Olinda, é a proposta do Redes do Beberibe. O coletivo recém-lançado debate o futuro de uma área onde vivem quase 600 mil pessoas.
Desertificação
No Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado apontou que, apesar dos recursos destinados, não foi implementada uma política eficaz de combate à desertificação.
Mulheres no ringue
No episódio mais recente do podcast Papeando, conhecemos a história impressionante da lutadora de MMA Jeisla Chaves, de Poções (BA), que nunca perdeu uma luta.
Castanhas
A produtora baiana Saturnema Filmes, liderada por mulheres e composta exclusivamente por profissionais negros, está desenvolvendo o longa-metragem “Sol a Pino”, um sci-fi afrofuturista.
Já está no ar o quarto episódio do podcast Caatingueira, que mergulha nas tradições da medicina popular da Caatinga e nos conhecimentos das mestras da região do Cariri, aproximando ciência e ancestralidade.
Parabéns para O Pedreirense que completou quatro anos no ar!
Em São Raimundo Nonato, no Piauí, acontece a 6ª edição do festival Ópera da Serra da Capivara.
O Portal Eficientes e a Lume Acessibilidade lançaram a série “Pessoas com deficiência e o empreendedorismo: um caminho para o mercado de trabalho”.
Memes Nordestinos 🌵
O tipo de festa que a gente gosta!
O mantra que todo mundo conhece.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.