De 2020, quando lançamos nosso manifesto, até agora, já foram mais de 100 edições da newsletter. No meio desse percurso, lançamos o primeiro banco de fontes com pesquisadores do Nordeste, e depois veio também o banco de freelas. Antes de tudo isso, colocamos no mundo o Mapa Cajueira, que reúne iniciativas independentes dos 9 estados nordestinos.
De uma newsletter despretensiosa, viramos a Rede Cajueira, com mais de 50 iniciativas de jornalismo independente mapeadas no Nordeste. Ano passado ainda lançamos nosso primeiro podcast, o Sertão do Futuro.
É muita coisa, né? E tudo isso só é possível porque tem muita gente que acredita no que fazemos. Inclusive, tem quem acompanha a Cajueira desde a primeira edição. Tudo o que fizemos até agora foi sem financiamento institucional, apoios privados ou de governos. Tudo com seu apoio, de alguns editais e do trabalho voluntário da nossa equipe.
Agora começamos uma nova fase, com novos projetos e acreditando muito no jornalismo independente do Nordeste, porque a gente não arreda o pé! Sabemos que descentralizar o jornalismo no Brasil e nordestinizar narrativas é urgente, mas não vamos conseguir continuar este trabalho se não conseguirmos levantar recursos.
Por isso, precisamos da sua ajuda. Faça sua contribuição de aniversário para a Cajueira pelo apoia.se/cajueira ou mande agora um pix de qualquer valor para o cajueira.ne@gmail.com.
Seu apoio é fundamental pra que a gente possa continuar este trabalho por mais cinco e muitos anos.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.




