O que muda na política nordestina? 🤔

Oi, tudo bem?

Já temos os resultados das eleições municipais. E agora fica a pergunta: quais serão os próximos passos desses novos gestores? E como os novos governos e suas alianças podem redesenhar a política nordestina e nacional nos próximos anos? 

Não temos todas as respostas, já adiantamos. Mas vamos te ajudar a entender um pouco mais dessa conjuntura no Nordeste com a curadoria desta edição. Nem precisa dizer que quem acompanha a Cajueira fica mais e melhor informado sobre a política e tudo o que acontece de relevante nos territórios nordestinos, né? Além da newsletter, você também encontra informações de qualidade e sempre fresquinhas no site da Rede Cajueira, no CajuZap e agora também no streaming com o podcast Sertão do Futuro sobre educação contextualizada no semiárido nordestino. 

Eita, que é coisa! Para fortalecer a Cajueira e nos ajudar a manter e expandir essa ruma de projetos, considere apoiar com uma assinatura mensal na campanha Plantio em apoia.se/cajueira e/ou com um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com. Também não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que ele chegue em mais pessoas 🫶

Um cheiro! Sirva-se!

Representatividade

A representatividade nas eleições avança a passos lentos: o perfil dos prefeitos eleitos em 2024, analisado pela Agência Tatu, mostra poucas mudanças em idade, gênero e diversidade racial comparado ao pleito de 2020. 

Alianças 

O atual prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP) derrotou com folga  o Marcelo Queiroga, ex-ministro de Bolsonaro, com apoio de uma aliança que incluiu desde nomes do PT na Paraíba até figuras da direita. Nem uma operação da Polícia Federal, que envolveu a primeira-dama e a filha do prefeito, comprometeu a vitória.

Em Natal (RN), o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) foi o grande padrinho da vitória de Paulinho Freire (União Brasil), conseguindo superar adversários de peso, incluindo o senador Rogério Marinho, fracassado na tentativa de fortalecer o PL local.

Já em Aracaju, Emília Corrêa (PL) será a primeira mulher a assumir a prefeitura da capital, em um cenário onde a falta de articulação entre os governistas Edvaldo Nogueira (PDT) e Fábio Mitidieri (PSD) contribuiu para esse resultado, segundo análise do Sergipense.

Pra ouvir 

Quer entender a fundo a eleição de Fortaleza? O podcast As Cunhãs tem tudo. Não faltaram entrevistas estouradas com o ministro Camilo Santana; com o governador Elmano de Freitas*; Eliara Santana, do Observatório das Eleições e da Democracia; e o último episódio quentinho depois do sufoco que foi a apuração.

O Budejo podcast chamou Bruno Torturra, do podcast Calma Urgente, para falar sobre o bolsonarismo pós-bolsonaro e responder à pergunta que se repete em nossas mentes nos últimos anos: como é possível isto estar acontecendo (de novo) com o sucesso de figuras como Pablo Marçal?

De olho em 2026

Na Região Metropolitana do Recife (PE), os resultados do segundo turno já dão sinais para a próxima disputa estadual. As vitórias de Severino Ramos (PSDB) em Paulista e Mirella Almeida (PSD) em Olinda representam um ganho político para a governadora Raquel Lyra, que foi presença ativa nas campanhas de ambos, fortalecendo sua base para a reeleição em 2026. Já o prefeito reeleito do Recife João Campos (PSB) saiu fortalecido com a vitória mais do que expressiva com mais de 78% dos votos. 

O futuro do herdeiro político que furou bolhas como “prefeito tiktoker” tem gerado muita especulação. Ele é apontado como uma promessa da esquerda para as próximas disputas nacionais. Apesar da baixa participação de jornalistas pernambucanos – inclusive com ausência da Marco Zero Conteúdo, que publicou as reportagens mais críticas sobre sua gestão, incluindo uma denúncia sobre creches, vale ver a entrevista que ele deu recentemente para o Roda Viva da TV Cultura. 

Castanhas

O Redes Cordiais e a Agência Lupa estão promovendo um workshop exclusivo para lideranças comunitárias e criadores de conteúdo locais que moram em cidades consideradas desertos de notícias É hoje, 31/10, das 17h às 19h. Corre pra se inscrever!

Desde fevereiro, a COAR Notícias lança manuais com técnicas de checagem e jornalismo Confira o último lançamento: “É Paia”, para a região Sudeste.

Escute o podcast Caatingueira, apresentado pela jornalista cearense Pâmela Queiroz, sobre biomas, mulheres e saberes populares. Perfeito para os que amaram Sertão do Futuro – inclusive temos post em pareia no Instagram!

Memes Nordestinos

A música perfeita pra dançar agarradinho com a gata!

E tem gostosura melhor que essa? Hahaha

*Errata: diferentemente do que mencionamos, o nome correto do governador do Ceará é Elmano de Freitas, não Elmano Férrer. (Atualização às 9h55 de 31/10/2024).

Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.

Faça parte da Cajueira!

Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.

Inscreva-se em nossa newsletter

Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.

Faça parte do CajuZap