Banco de Jornalistas

Catarina Buriti

A jornalista possui mais de 15 anos de experiência com jornalismo científico, tendo atuado em universidades, unidade de pesquisa do MCTI, laboratórios e, mais recentemente, no Terceiro Setor. Doutora em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), possui Licenciatura e Mestrado em História, pela mesma Universidade. É Jornalista de formação, graduada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com registro profissional DRT/PB no 3.109. Fez Estágio Pós-Doutoral em Divulgação Científica, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo aprovado projeto com Bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Em 2010, defendeu Dissertação de Mestrado Cum Laude, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É sócia-fundadora do Instituto Letras Ambientais (letrasambientais.org.br), uma instituição privada sem fins lucrativos, especializada em informação ambiental e climática no Brasil, baseada em dados de satélite. É membro da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) e da World Federation of Science Journalists (WFSJ). Em 2010, ingressou como jornalista concursada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), servindo no Instituto Nacional do Semiárido (INSA), na área de comunicação pública e popularização da ciência. Ali, coordenou a Assessoria de Comunicação, no período 2011-2018, tendo fundado e editado o Boletim Informativo do INSA/MCTI (https://www.gov.br/insa/pt-br/boletim-informativo), com periodicidade mensal, em formato eletrônico, pelo período de 2013 a 2018. Também atuou no Programa Semiárido em Foco, voltado à popularização da ciência no Semiárido brasileiro, pelo mesmo período.É autora do Livro “Um século de secas”, recentemente utilizado pelos tribunais de contas do Nordeste como referencial metodológico para a Auditoria Operacional Coordenada para fiscalizar políticas públicas de combate à desertificação do Semiárido brasileiro. Aprovou por duas vezes o livro didático “História da Paraíba: Meu Passado, Meu Presente”, no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), desde 2016, é jornalista colaboradora do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), especializado em dados e informações obtidas por satélites. Ali, desenvolveu estágio pós-doutoral, no período 2019-2020, e atualmente colabora na área de popularização da ciência em dois projetos de pesquisa, financiados pelo CNPq (Projeto Universal na área de desertificação) e pela Capes (Edital Emergências Climáticas). Tem experiência em Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Científico, Ambiental e Climático), na perspectiva da comunicação cidadã/popular/pública/comunitária. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa e popularização da ciência nas áreas de clima, ambiente, desertificação, secas, mudanças climáticas e Semiárido brasileiro.
Está atualmente envolvido em algum órgão de imprensa?

Sim. No periódico Letras Ambientais, uma organização especializado em informação ambiental e climática, orientada por dados de satélite.O Letras Ambientais é um Instituto de informação e treinamento que atua nas áreas de ambiente e clima, tendo por base o uso de dados de satélites, para apoiar na tomada de decisão. Nossa finalidade é popularizar a ciência e as geotecnologias no Brasil, em defesa da conservação das terras e da adaptação à mudança climática.Em outubro de 2017, esse projeto surgiu como uma mídia independente de divulgação cientifica, tendo como premissa o jornalismo de soluções ambientais sustentáveis. Em janeiro de 2020, tornou-se o Instituto Letras Ambientais, uma instituição privada, sem fins lucrativos. Desde então, as nossas ações estão focadas em treinamento e informação, atuado em duas principais frentes:
Principais Competências

Jornalismo científico especializado, com foco em ambiente e clima. Produção de matérias, com SEO para acesso orgânico na internet. Jornalismo ambiental; Jornalismo climático; Jornalismo científico; divulgação científica. Produção e edição de matérias jornalísticas de profundidade, principalmente sobre meio ambiente e clima. Fundadora do @letrasambientais.org.br Cobertura de eventos; entrevistas. Assessoria de comunicação; assessoria de imprensa; redes sociais.
Links de produções jornalísticas

https://www.letrasambientais.org.br/posts/entenda-em-7-pontos-o-surgimento-de-areas-aridas-no-brasil

https://www.letrasambientais.org.br/posts/pesquisa-identifica-pela-primeira-vez-regioes-aridas-no-nordeste-brasileiro

https://www.letrasambientais.org.br/posts/que-fenomeno-ameaca-engolir-o-bairro-do-pinheiro,-em-maceio-

Contatos

83999997060
Faça parte do CajuZap