Olá, tudo bem por aí?
Eita que essa semana temos feriado prolongado, o início do ciclo junino – a melhor época do ano – e a nossa newsletter chegou mais cedo para alegrar sua caixa de entrada. Só coisa boa!
Olha que novidade massa: fomos selecionadas no edital da Ajor e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com a “Bolsa de Reportagem, Mentoria e Jornalismo de Soluções: A Primeira Infância como Pauta Prioritária”, na categoria audiovisual. Teremos finalmente nosso podcast, a Cajueira para baixinhos! Depois te contamos mais, segura a curiosidade aí.
O mais incrível é que, dos 6 projetos selecionados, 3 são nordestinos, destacando a força e a competência do nosso jornalismo!
Jornalismo na veia
Por falar em talento, a equipe Cajueira estará toda amostrada com presença marcante nos dois maiores eventos de jornalismo nacional. Agora em junho tem o Festival 3i, onde apresentaremos o case da Rede Cajueira. Chiquérrimas!
E em julho o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Tu já conferiu a programação? As co-fundadoras da Cajueira estão confirmadíssimas em seis palestras e debates! Pois se planeje ligeiro aí e vá em um desses eventos nos dar um abraço bem apertado. E é claro que teremos presentinhos para você!
Cultura popular nordestina
Junho é um mês super especial para a nossa região (teremos edição especial em breve), e o que a gente mais sabe é valorizar as nossas tradições. Você está acompanhando a nossa série Tamborim nas redes sociais? Ela está bombando e já chegamos à quinta publicação! Até agora, apresentamos grupos culturais de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. É arte como forma de integração, resistência e preservação da memória. A série é publicada quinzenalmente no nosso perfil do Instagram.
Gostou das novidades? Que tal fortalecer ainda mais a Cajueira? Você pode participar da nossa campanha de Plantio no apoia.se/cajueira: oferecemos assinaturas mensais a partir de R$ 5. Ou, se preferir, envie um PIX de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com. Seu apoio é super importante pra gente!
Agora, se apruma, porque preparamos uma curadoria caprichada pra você!
Sirva-se!
Meio Ambiente sob ameaça
O Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, trouxe poucas razões para comemoração. O Ocorre Diário destacou o alarmante aumento de 2000% no desmatamento da Mata no Piauí entre 2022 e 2023. Um absurdo facilitado pela falta de reconhecimento do bioma, tratado como Cerrado, o que permite a emissão ilegal de licenças de desmatamento.
Em Fortaleza (CE), as festas parecem ter prioridade sobre a preservação ambiental. A Agência Eco Nordeste também relatou a indignação causada pelo desmatamento de 3 hectares de uma área florestal para a realização do festival Fortal. Um coletivo de biólogos fez um apelo pela preservação das áreas verdes em carta aberta.
Não podemos esquecer o crime ambiental orquestrado pela Braskem e o prejuízo causado às vítimas em Alagoas. A Mídia Caeté publicou uma reportagem sobre o relatório da CPI da Braskem, que confirma denúncias de negligência, crimes cometidos pela empresa, falsificação de documentos e omissão de dados.
Um bom exemplo de sustentabilidade! Desde 2018, um casal em Vertentes (PE) pratica agroflorestamento com mais de 70 variedades de frutas e hortaliças, utilizando tecnologias sociais como cisternas, biodigestores e reúso de água. Eles relatam à Marco Zero Conteúdo como o sistema melhorou sua qualidade de vida.
Dia nacional da adoção
A maternidade atípica em Natal (RN) é uma realidade desafiadora, sobretudo para as mães sem suporte adequado e rede de apoio. A Agência Saiba Mais conversou com duas mães potiguares, que desabafaram e compartilharam suas vivências.
Na Paraíba, 6,7% das 75 crianças e adolescentes aptos para adoção possuem algum tipo de deficiência. A Política por Elas destaca a campanha “Adote com Amor”, que busca conscientizar sobre a importância de adotar crianças e adolescentes com deficiência ou doenças crônicas.
Obstáculo para a adoção é apontado pelo portal Paraíba Feminina: muitos pretendentes possuem um “perfil ideal” de criança, dificultando a adoção de crianças mais velhas e grupos de irmãos.
Marginalização da população negra
O Sindicato dos Professores de Vitória da Conquista (BA) denuncia o descaso nas escolas da cidade, questionando também o fechamento de 14 escolas quilombolas desde 2019. O Conquista Repórter acompanha de perto essa situação alarmante
O Quilombo Quingoma, na Bahia, um dos mais antigos do Brasil, enfrenta violência, racismo e injustiças ambientais. A Marco Zero Conteúdo informa que a regularização fundiária do quilombo foi paralisada em 2015, deixando a comunidade vulnerável à especulação imobiliária e grilagem.
Sergipe, com 74,5% da população que se reconhece preta ou parda, é o único estado que não aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Ilzver de Matos Oliveira, professor da UFS, afirma: “O estado ainda não se sensibilizou o suficiente para entender a urgência desses objetivos”. Confira a reportagem na Mangue Jornalismo.
Cultura e denúncia
A elite tenta esconder, mas houve, sim, ditadura em Sergipe. A Mangue Jornalismo lançou uma vaquinha para financiar o livro “Borracha na Cabeça”, baseada em reportagens especiais publicadas no site. Se puder, contribua.
O mestre Zé Olhinho usou sua arte para denunciar, em forma de toada, o descaso do governo maranhense com os artistas da terra. Confira a música na Agência Tambor.
Memes Nordestinos 🌵
Como é trabalhar em semana de feriado!
Olha o São João chegando com tudo!
Aquele rolezinho inesquecível.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.