Cajueira completa 3 anos e lança nova plataforma

Oiee, tais derretendo por ai também? Pense num calor da moléstia!

Hoje a gente quer te trazer um refresco de boas notícias para amenizar o calor. É dia de comemorar, com muita zuada, os TRÊS ANOS da CAJUEIRA!!! 

A gente nem acredita que chegou até aqui. Parece que foi ontem que nos reunimos a primeira vez com a ideia de descentralizar o jornalismo sudestino e botar o Nordeste em pauta. Num é que o clichê do “sonho que se sonha junto é realidade” funciona mesmo. A gente idealizou e botou de pé. 

Primeiro, lançamos uma newsletter quinzenal, que criou raízes e saiu dando frutos. Agora, ela já tem mais de 5 mil assinantes de vários estados e até de fora do país! Aí botamos na rua uma mini curadoria mensal em áudio, o Cajuzap, que você recebe pelo Whatsapp. É um jeito novo de consumir notícias, de forma rápida e com acessibilidade. Depois, ainda lançamos um mapa interativo do jornalismo independente no Nordeste com mais de 100 iniciativas. E agora, tu te prepara, porque a gente vai botar pra torar:

Vem aí a Rede Cajueira!!! 👏👏👏🥳🎉💃🕺🎉🎉🥳

Essa nova plataforma que vai reunir tudo que a Cajueira vem plantando de bom: um agregador de notícias dos 9 estados do Nordeste, produzidas pela mídia independente da região; as edições da newsletter; o Cajuzap; nosso mapa interativo e – se liga nessa novidade: o primeiro banco de jornalistas e de fontes nordestinas do Brasil – o maior em linha reta da América Latina! Pense num projeto suculento, parece até o maior cajueiro do mundo de Pirangi, no Rio Grande do Norte.  

A Rede Cajueira consolida várias das nossas missões, sobretudo de integrar as organizações de mídia da região. Também é um passo importante para nosso crescimento e para o fortalecimento do jornalismo independente no Nordeste. A plataforma tem um conselho consultivo composto por vários veículos independentes nordestinos, suporte e mentoria do programa de aceleração de negócios digitais do International Center for Journalists (ICFJ) e da Meta, além do apoio institucional da Ajor (Associação de Jornalismo Digital), da qual também somos parte agora.  

Estamos amostradas que só com nosso projeto. A gente não entrou nessa resenha de graça. Viemos pra revolucionar o jornalismo, trazendo mais força e diversidade regional.

SALVE A DATA: O lançamento da Rede Cajueira será no dia 23 de novembro, em evento online, aberto a todes, às 19h. Se liga nas nossas redes para pegar o link que vamos divulgar em breve.

Estamos muito felizes com nossos 3 anos de Cajueira, porque trilhamos uma jornada de peleja e beleza e, sem um tostão no bolso, fizemos um mói de coisa. Não desistimos. Vez ou outra caiu um “faz-me rir” e vez em sempre chegou muito elogio e reconhecimento. Até aqui foram 75 newsletters, com conteúdos diversos, análises e entrevistas para quem cansou de ler apenas sobre um pedacinho do Brasil.

O apoio de todo mundo que nos lê, contribui com nossas campanhas de financiamento e torce pelo nosso trabalho, nos deu gás para continuar. Se você também apoia um jornalismo mais diverso, que não reproduza preconceitos contra o Nordeste, contribua com nossa campanha de financiamento Plantio e/ou mande um presente de aniversário para a gente no pix cajueira.ne@gmail.com.

Obrigada por estar com a gente! Esperamos você no lançamento da Rede Cajueira. Fique de olho no Instagram e no Xuíter para pegar o link do evento, que vamos divulgar em breve😉

Enquanto isso, entre no clima do lançamento conferindo uma retrospectiva das top 5 newsletters da Cajueira:

Cajueira Lança Mapa do jornalismo 

Por que a extrema-direita odeia o Nordeste? 

Cinema Nordestino pelo mundo

Caju vem do cajueiro e não de um pé de amora

Querem calar nossos sotaques

Um cheiro, te esperamos no dia 23, avia!

Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar combatendo preconceitos contra o Nordeste. Mande um pix para cajueira.ne@gmail.com

Faça parte da Cajueira

Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.

Inscreva-se em nossa newsletter

Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.

Faça parte do CajuZap