E aí, como você está?
O Semiárido, uma das regiões mais vulneráveis do planeta, segue sob ameaça. Desertificação, desmatamento, uso intensivo da terra e, claro, o olho grande de empresários e políticos estão no pacote.
Nesta edição, você confere como lideranças indígenas, quilombolas, assentados da reforma agrária, agricultores, cientistas e organizações sociais estão se unindo para pensar soluções reais para defesa do nosso ecossistema. E a nova geração também vem apostando em tecnologia e técnicas diferentes para transformar o presente e o futuro de quem vive da terra. Lembramos que tudo isso só é possível quando existe investimento e apoio!
Aproveitamos pra te lembrar do nosso podcast sobre educação contextualizada no Semiárido, já ouvisse? O Sertão do Futuro mostra como escolas da região ensinam a partir da realidade local. Um modelo que valoriza o território e ajuda as crianças a enxergarem o Semiárido cheio de possibilidades.
Nas cidades o desafio também aperta. A curadoria de hoje traz ainda os impactos do mau planejamento urbano, decisões que servem a muitos interesses, menos ao bem-estar da população; questões de moradia, além do aumento dos casos de violência contra a mulher.
Nosso adeus a Hermeto Pascoal: tudo é música!
No último sábado, 13 de setembro, o Brasil perdeu um dos seus maiores gênios musicais. Hermeto Pascoal, nosso “Bruxo dos Sons”, morreu aos 89 anos. O alagoano de Lagoa da Canoa levou o Nordeste muito além do território e se firmou como um dos maiores instrumentistas do mundo. Com ouvido apurado pro cotidiano, ele dizia: “Tudo é música”. E não era força de expressão. Fazia som com panelas, brinquedos, garrafas… até porcos. Sim, com porcos!
Hermeto nunca se permitiu parar. Em 2024, aos 88 anos, ganhou o Grammy Latino com “Pra Você, Ilza”, homenagem à esposa. No dia da sua morte, como explicou a família em nota, sua banda estava no palco fazendo som, e ele acompanhou a apresentação. “Quem quiser homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria”, concluiu a família.
***
Se tu gosta do que a gente faz, dá uma força para a Cajueira continuar de pé! Pode ser assinando nossa campanha no apoia.se/cajueira ou mandando um pix de qualquer valor para cajueira.ne@gmail.com. Toda ajuda faz uma baita diferença, viu?
Sirva-se!
Soluções para a Caatinga
Departamento de Ecologia da UFRN desenvolve pesquisas para restaurar áreas degradadas da Caatinga. Laboratório usa técnica inovadora de produção de mudas com raízes mais longas, capazes de alcançar água em camadas mais profundas do solo. Confira esse trabalho na Agência Eco Nordeste.
Caatinga Climate Week acontecerá entre 1 e 4 de outubro, em seis municípios de Pernambuco, e busca discutir soluções locais já testadas, integrando saberes tradicionais e conhecimento científico. Programação está disponível na Marco Zero Conteúdo.
Juventude de olho na sustentabilidade
Estudantes da rede pública de Vera Cruz (BA) propõem soluções inovadoras para proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Equipe cria perfil no Instagram para receber denúncias de moradores sobre problemas ambientais. Saiba mais sobre os projetos na Agência Eco Nordeste.
Em Sergipe, alunas da rede pública de revolucionam tratamento de lixo, a partir da compostagem inteligente, que faz com que os alimentos, inclusive os cozidos, sejam degradados em apenas duas semanas, o que demoraria mais de três meses. Conheça o processo na Mangue Jornalismo.
Planejamento e mobilidade urbana
Em Vitória da Conquista (BA), a prefeitura anunciou mudanças no transporte coletivo que incluem fusão e extinção de linhas. Argumentos falam até de “combate ao sedentarismo”, é mole? Confira no Conquista Repórter
Mesmo com resistência de ambientalistas e órgãos da área, prefeito de Natal (RN) teima em implantar o chamado “Parque Linear Dunas do Rio Grande do Norte”. O projeto prevê intervenções em zonas de proteção sensível. Confira as justificativas das partes no Saiba Mais.
Aracaju (SE) passou mais de cinco dias sem água em 44 bairros depois do rompimento de uma adutora. O problema atingiu 880 mil pessoas e expôs os efeitos da privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe, segundo a Mangue Jornalismo.
Moradia
No 7 de setembro, cerca de 50 famílias ocuparam o prédio abandonado do INSS em Maceió (AL). O ato expôs o tamanho da crise habitacional que atinge a cidade desde o crime socioambiental da Braskem, que afundou bairros inteiros, como aponta o Mídia Caeté.
E no Recife (PE), a construção da ponte Casa Forte-Cordeiro pode apagar parte da comunidade de Santana do mapa. A obra está prevista para o primeiro semestre de 2026 e já ameaça retirar famílias de suas casas, como mostra a Marco Zero Conteúdo.
Violência contra as mulheres
No Rio Grande do Norte, mesmo com queda da criminalidade, os casos de violência contra a mulher seguem em alta. Com base na Lei Maria da Penha, o Saiba Mais mostrou que as ocorrências cresceram 4,6%.
A luta é coletiva. O coordenador de Direitos Humanos do TJ-AL, Pedro Montenegro, provoca uma reflexão sobre o lugar dos homens no enfrentamento à violência contra as mulheres. Leia o artigo dele na Mídia Caeté.
Já no Maranhão, a UFMA lançou um curso de extensão para capacitar profissionais que atuam no acolhimento de vítimas e no enfrentamento à violência de gênero. Confira na Agência Tambor.
E no cenário nacional, o Diadorim destacou que as notificações de violência contra lésbicas cresceram 50% entre 2015 e 2022. Como resposta, o governo federal apresentou um novo protocolo para atendimento a mulheres LBTI vítimas de violência.
Castanhas
O Agente Secreto foi selecionado para representar o Brasil na disputa pelo Oscar. O longa, dirigido por um pernambucano, conta com um elenco estrelado de nordestinos. Estamos na torcida!
“Me sinto rompendo uma barreira em prol da visibilidade cultural e social de mulheres indígenas e do Nordeste brasileiro”, afirma Eva Potiguara, que levará poesia indígena ao Festival de Bucareste, na Romênia!
Memes Nordestinos 🌵
Já podemos oficializar esses ditados?
Nosso jeitinho enfático haha!
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.