Oiê! Tudo bem?
Vixe que janeiro custou para acabar, num foi? Mas fevereiro finalmente chegou e a saudade do Carnaval já não mata a gente. 🎉
Tu sabe que o Nordeste entende de folia como ninguém, né?! Do frevo nas ladeiras de Olinda ao axé em Salvador, a riqueza das nossas manifestações populares dão uma cara diferente a cada uma das festas, nos nove estados da região. Já visse a arenga entre pernambucanos e baianos pra disputar quem tem o melhor Carnaval? Ô briga boa essa! No final dessa news tu vai entender o que estamos falando.
É farra pra tudo quanto é gosto, sem botar defeito! E quem tá no litoral ainda consegue pegar uma prainha na ressaca. Pense num povo “desumilde” esse nordestino! 🤣
Mas conta, tu vais curtir o carnaval este ano? Diz pra gente qual vai ser teu destino na folia. Mas antes de se jogar no “meidopovo”, confere nossa curadoria de notícias, que tá pipocando mais do que o trio de Ivete macetando na avenida. E ajuda a fortalecer esse bloco da mídia independente nordestina doando para o pix cajueira.ne@gmail.com e assinando a nossa campanha Plantio.
Sirva-se! Um cheiro!
Bateria olindense com 100 mulheres
Bloco formado por cerca de 100 mulheres na bateria, virou referência nas ladeiras de Olinda (PE) e busca manter legado e propósitos para além do Carnaval. Veja mais sobre o Samba Soul Delas na Revista O Grito.
Embaixadinhas com limão no Ceará
Ex-jogador do Fortaleza (CE), Nicacio Viegas teve uma carreira curta, mas graças à sua habilidade, vem conseguindo uma fama além dos gramados – embaixadinhas com limão se tornaram sua principal atração. O site Verminosos por Futebol conta essa história.
Casa feita de siri e sururu?
Em uma reportagem especial, a Agência Tatu conta como as carapaças de siri se tornaram blocos de construção civil e como conchas de sururu se transformam em cobogós com design exclusivo, tudo isso através da reciclagem dos resíduos e pesquisas científicas. Pra quem não sabe, siri e sururu (marisco) são espécies do mar e do mangue.
Investigações na Bahia e no Sergipe
Uma investigação exclusiva do Conquista Repórter mostrou os impactos do fechamento de 14 escolas quilombolas em Vitória da Conquista desde 2018. As consequências são sentidas na cultura, memória e identidade étnica de remanescentes de quilombos.
Dados divulgados pela Mangue Jornalismo revelam que a polícia matou 810 pessoas em Sergipe nos últimos quatro anos. O primeiro ano do Governo de Fábio Mitidieri, do PSD, foi o mais letal nesse período, com 229 vítimas.
Conheça a Rede Cajueira e o primeiro banco de fontes nordestinas:
Repórter processado no Maranhão
Em Pedreiras (MA), a prefeita Vanessa Maia está processando o repórter Pablo França. Conhecido como o “Repórter do povo”, ele mistura humor e jornalismo, uma soma que lhe rende likes e antipatias. O Pedreirense entrevistou Pablo, que falou sobre essa peleja entre vip e pipoca, num país em que jornalistas são cada vez mais processados.
Perseguição aos povos do mar no Piauí
Dezenas de famílias de pescadores e agricultores que ocupam uma área da União, na Praia Barra Grande, no Piauí, foram acusadas pelo Ministério Público Federal e Polícia Federal de pertencerem a uma quadrilha de estelionatários.
Os moradores da comunidade, que fica em Cajueiro da Praia, a 357 km da capital Teresina, ainda são incriminados por abrir uma associação para camuflar a grilagem do terreno. As acusações revoltaram os trabalhadores do mar. Para eles, empresários, políticos, policiais e servidores públicos tentam incriminá-los para ficarem com a área. Leia em O Corre Diário.
Violência em Matopiba
Quilombolas morrem em conflitos territoriais no Matopiba, área dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que forma a maior fronteira agrícola nacional. Nos últimos três anos, 10 foram assassinados.
A reportagem foi publicada pela Agência Eco Nordeste, que integra o Projeto ma.to.pi.ba. – destinado a mostrar os custos ambientais e sociais da expansão do plantio de commodities, assim como os caminhos para um desenvolvimento sustentável na região.
Castanhas
Jornada formativa de jornalismo
A Agência Mural e a Agência Transmídia estão realizando a jornada formativa “Do Jornalismo Local ao Negócio”, uma trilha de aprendizagem voltada para organizações de comunicação independentes. As inscrições estão abertas até dia 08/02.
O objetivo é ajudar as iniciativas a encontrar o caminho para o desenvolvimento e a sustentabilidade, beneficiando não apenas suas audiências, como também o ecossistema do jornalismo local
Pesquisa sobre desinformação recruta voluntários
Brasileiros (preferencialmente) entre 18 e 24 anos podem ser voluntários de uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que investiga a eficácia de um jogo digital projetado para ensinar pessoas a identificar conteúdos falsos ou distorcidos na Internet.
O game Meias #Verdades é fruto do estudo conduzido pela doutoranda Karoline Fernandes, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI-UFPE), sob orientação das pesquisadoras Prof. Dra. Nadi Helena Presser (da UFPE) e Prof. Dra. Luciana Monteiro-Krebs (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).
Para participar da pesquisa basta enviar um e-mail para: karoline.fernandes@ufpe.br e receber as instruções e acesso ao game.
Memes Nordestinos 🌵
Na polêmica disputa entre Bahia e Pernambuco pelo título de melhor carnaval, quem ganha é o Nordeste.
Gostasse? Ajude a Cajueira a continuar valorizando a mídia independente nordestina.
Recebeu esse material de alguém? Assine nossa curadoria quinzenal de conteúdos do jornalismo independente nos estados do Nordeste.